quinta-feira, 10 de julho de 2014

O que vem por ai: receitas saudáveis e nova coluna...

Olá Amélias! :)

Aproveitei o feriadinho no meio da semana para colocar as coisas do blog em dia... espero que, mesmo na corrida intensa eu possa atualizar o blog com frequência e deixar vocês sempre com uma opção nova, pelo menos na cozinha! <3 Pra quem não sabe, estou retomando minha vida, após praticamente 8 meses parada acompanhando minha mãe num tratamento de Câncer de Colo de Útero. Tudo sobre controle agora, mãemãezinha passa bem e agora só correr atrás dos meses de atraso no doutorado, não está sendo fácil mas é por um bom motivo, mas espero que compreendam o sumiço temporário. De tudo fica uma lição muito importante: cuide-se, coloque-se em primeiro lugar, priorize sempre sua saude, faça exames regularmente - prevenir é o melhor remédio. Faça exames de sangue, papa nicolau pelo menos uma vez por ano, e se tiver mais de 35, pode fazer a mamografia também. 


Estou com  muitas postagens prontas pra vocês...  e devo dizer que vão variar bastante. Tenho vários tipos 
de receitas: "normais", "low carbs", muitas receitas ainda classificadas como "fit, light e zero" e afins... na verdade eu queria fazer um esclarecimento aqui... ao longo de um ano de novos hábitos, e vida nova muita coisa mudou por aqui, principalmente o meu conceito do que é "saudável",  e do que é "permitido". Como eu entendo que esse é um conceito "MEU", acho que fica complicado utilizar esses rótulos que utilizava antes para demarcar as receitinhas.





Atualmente eu sigo uma dieta chamada "Paleo", não é uma dieta das proteínas, nem uma dieta das gorduras, como vi muita gente já falar. Não vou explicar afundo o que significa isso porque não é esse o objetivo, porém, em síntese uma dieta Paleo consiste em comer "Comida de Verdade", ou seja: não precisa de rótulo, pode comer. Dá na natureza: pode comer. Nesta dieta seria permitido praticamente todo tipo de verduras e legumes, todos os tipos de carne, ovos, gorduras boas: bacon, azeite, abacate, castanhas e frutas. Seriam restrigindos grãos, amidos, e laticínios (para os intolerantes) e todos os tipos de açucar artificiais, ou adicionados. De modo geral, cada um, deveria fazer os testes e ver o que é que funciona para você e para seu estilo de vida. Quando comecei e fiz por conta, emagreci 4 kg e estacionei. Dai procurei ajuda de uma nutricionista e  perdi mais peso depois disso e hoje como essencialmente ovos, verduras(todos os tipos), legumes (abobrinha, beringela, beterraba, batata doce, batata baroa, mandioca, cenoura, vagem, pepino, tomate, cebolas...), frutas (antes comia as menos doces agora como todas elas) NENHUMA espécie de açucar no dia-a-dia (ainda não consegui me livrar da sucralose no café), e carboidratos apenas SEM GLUTEN (porque descobri o quanto ele me faz mal!). Tive muitos resultados positivos, que poderia ficar horas enumerando mais em termos gerais: perda de peso, medidas, disposição, dores de barriga e de cabeça enfim...  se você quiser fazer um teste posso dizer: vale a pena. Se quiserem indicação de blogs e livros para estudos também posso indicar...  Mas tudo isso pra falar que fica dificil colocar uma TAG que a receita é FIT, LIGHT e ZERO, sendo que pra mim isso não faz mais sentido nenhum... já que não conto mais calorias, e quase não como mais produtos industrializados esses conceitos vão por agua a baixo.


Dito isso, vou postar as receitas que já havia preparado e que já estão editadas com a TAG, mas fica aqui a explicação do que considero saudável aqui. :) Saudável pra mim é comida de verdade. 

 


Outra coisa que vou dizer é que  estou preparando uma série de postagens especiais como:
Y"O que comer quando não como mais pão",
Y"Exemplos de refeições que são comida de verdade"
Y"Petiscos Low Carb"
Y"Farinhas Low Carb"
Y"Temperos para substituir os industrializados"
Y"Leites de castanhas"


Tem outras coisas que pensei em postar, por exemplo... percebo que muitas vezes coloco pra vocês algumas coisas que são básicas, mas básicas mesmo pra mim e que muitas vezes as pessoas não sabem como fazer: desde um simples arroz branco que fique soltinho, até um molho branco, ou molho de tomate caseiro. Assim, foi dada a largada hoje para esses posts, começando com o Especial Molho Branco... vou lançar uma nova coluna: "Aprendiz de Amélia! :)


Espero que gostem das novidades e gostaria de ter um retorno mais específico de vocês... alias, vocês poderiam dizer: O que gostariam de ver aqui? Me contem que farei o possível para atendê-los! :)


Beijo,
XoXo
Amélia K

Nenhum comentário:

Postar um comentário