quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lava roupa todo dia, que agonia! ♪♫

Olá Meninas! Como vão? Hoje vamos falar um assunto que particularmente deixa muita Amélia de cabelo em pé: Lavar Roupa! Embora a máquina faça praticamente todo trabalho sujo sozinha, ainda assim as pessoas tem muita dúvida de como fazer, e modo como você faz pode ser determinante do trabalho que você terá para passar e da durabilidade que suas roupas terão. Confesso que raramente lavava roupa na casa da minha mãe e acho que esta deveria ser uma preocupação dela, porque quando decidi que ia me mudar adivinha o que ela deu de presente pra mim?! UMA MÁQUINA DE LAVAR. Não sou nenhum expert no assunto, mas vou dizer como faço e dá certo! O que aprendi na prática é que bom senso é fundamental, e que a separação das roupas é primeiro e principal ponto do processo! 

Y  Qual é a maneira correta de separar as roupas antes de dar início à lavagem? A primeira coisa que penso quando vou lavar a roupa é separá-las por grupos e por cores.  1) ROUPAS DE COZINHA: Separe as roupas de cozinha como tolhas de mesa, quardanapos e panos de prato essas peças têm resíduos de gordura e podem engordurar suas roupas.  2) ROUPAS DE BANHO: As toalhas de banho também precisam ser lavadas separadamente - elas soltam pelinhos que impregnam nas outras peças.  3)ROUPAS DE CAMA: Lençois também devem ser lavados separadamente das fronhas isso porque durante as batidas da máquina, o lençol - que é bem maior - acaba impedindo a lavagem delas, que ficam sujas, então, uma dica é lavar as fronhas junto com as 4) ROUPAS DE USO PESSOAL que foram outro grupo. Isto feito, você deve separar as roupas de uso pessoal, separando o mais delicado  que deve ser lavado à mão. Você encontra esta informação na etiqueta mas vale o bom senso: seda, linho, lã, lingeries e peças com apliques e bordados, além de roupas “novas”. Você ainda pode separar as roupas de uso pessoal por cor: peças brancas, tons claros (pastel e cinza) e escuros. Cada pilha é lavada separadamente.  Alguns Itens que desbotam devem ser isolados para saber se a roupa irá desbotar faça um teste umedeça um canto da roupa e coloque um tecido branco em cima. Passe o ferro sobre ambos e veja se o tecido claro fica manchado. Se sim, o item colorido deve ser lavado sozinho e à mão para não manchar.




Y  Esta seria a separação IDEAL das roupas. Mas na prática tudo irá depender do tamanho da sua máquina de lavar, da quantidade de roupa pra lavar e do tipo de sujeira que você tem nas roupas. Ecologicamente falando o ideal é que a máquina trabalhe com capacidade total cada vez que é acionada.  Aqui em casa somos em duas pessoas apenas. As minhas roupas de dia-a-dia são roupas simples e que honestamente podem ser batidas todas juntas são peças simples, que não juntam bolinha e não desbotam. Então,  posso coloca-las em conjunto. As roupas do marido também não tem mistério média de cinco camisas e duas calças por semana então também é fácil de ser separada. No entanto, as cores escuras ou as brancas podem demorar até quinze dias para acumular o suficiente para uma máquina, ai se preciso de alguma peça acabo lavando na mão.  Aí que digo que é preciso usar o bom censo. Se não de pra separar tudo, o ideal é fazer o que seja bom pra você estrague as roupas! Se as roupas que você tem são roupas bem batidas, para usar em casa você não precisa fazer a separação por cor, pode coloca-las de uma vez na máquina. Depois de separar as roupas seguindo as instruções e seu bom censo, proceda a lavagem das roupas de cada grupo em separado, seguindo instruções de sua máquina.

Y  Roupas delicadas: o ideal é que sejam lavadas a mão. Passe um sabão específico (em geral à base de coco com ativos  mais suaves e, quando a fórmula é dermatologicamente testada, ainda reduz o risco de causar alergias)  esfregue nas áreas principais, deixe um pouco de molho e depois enxágue, deixe escorrer e pendure no varal.  Na minha máquina há um programa para roupas delicadas, mas eu uso para lavar camisas, e outras peças não tão delicadas, uma dica é colocar estas roupas em sacos próprios, que diminuem o atrito na máquina e evitam bolinhas. Eu compro estes sacos em loja de 1,99 mas se você não tiver pode usas ruma fronha amarrada com um barbante.

Y  Quando usar o produto pré-lavagem? Algumas manchas mais difíceis não são removidas totalmente com a lavagem básica. Por isso existem alguns produtos a serem aplicados apenas nas áreas mais sujas do tecido. Aplique-o até que a região fique totalmente úmida. Lembre-se de aplicar nos dois lados da peça, ou seja, no avesso e no direito. Um cuidado importante é não ultrapassar o tempo máximo de uso do produto (cinco minutos) e não expor as roupas com o pré-lavagem à luz solar antes de remover totalmente o produto do tecido. Algumas máquinas tem a opção pré lavagem e ai é só seguir as instruções dela. Antes de jogar a roupa na máquina, feche todos os zíperes e botões, que podem agredir os tecidos.

Y  Quanto tempo deve durar o molho? Roupas muito sujas podem ficar de molho por até 1 hora no tanque ou conforme o programa de lavagem escolhido na máquina. Nunca aplique o produto diretamente nas roupas secas, pois poderá manchar. Dissolva-o sempre em água.

Y  Como tirar aquelas manchas que não saem na lavagem em máquina? Utilize o tira-manchas. O produto deve ser usado apenas onde se concentram as marcas. Aplique-o no direito e no avesso, até que a região fique totalmente úmida. É importante não ultrapassar o tempo máximo recomendado para a ação do produto - em geral cinco minutos. Feito isso, enxágue com água em abundância e proceda com a lavagem.

Alguns truques caseiros que prometem dar conta das manchas mais comuns:

Y  Caneta:  em peças de algodão, aplique álcool. Em outros tecidos, coloque leite puro e deixe por cinco minutos.

Y  Vinho: Passe espuma de barbear.

Y  Molho: Esfregue a sujeira imediatamente com água fria ou coloque uma fatia de limão sobre ela. Depois de enxaguar várias vezes é só lavar.

Y  Gordura: Pingue uma gota de sabão neutro e esfregue com escova de dentes macia. Daí mergulhe a peça na água e enxágue em abundância.

Y  Colarinhos e punhos encardidos: Junte duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio ao sabão em pó que você leva à máquina.

Y  Suor nas axilas: Num balde, ponha um litro de água e três colheres (chá) de vinagre branco. Deixe a roupa de molho por dez minutos.

Y  Café:  Esfregue uma pedra de gelo sobre a mancha para diluí-la. Daí lave.

Y  Batom:  Friccione acetona no local.

Y  O sabão. Eu particularmente utilizo o sabão líder de mercado para lavar roupas, em pó, mas já usei outros mais baratos e não tive problema. Hoje existem muitos tipos de sabão inclusive na versão líquida, que eu ainda não me adaptei a usar. A quantidade, sigo as instruções do fabricante e da máquina em relação ao nível de sujeira. Para lavar à mão é necessário diluir o produto em água para não correr risco de manchar o tecido, e à máquina você precisa colocar no compartimento separado, para que ela faça o procedimento sem cair direto na roupa.



Y  O amaciante. É fundamental para prolongar a sensação de roupa limpa, além de deixar aquele cheirinho especial à roupa e facilitar na hora de passar.  Este produto proporciona maciez, perfume e suavidade aos tecidos. Além de reduzir a eletricidade estática, sua formulação facilita o processo de passar as roupas e ajuda a diminuir o aparecimento das bolinhas dos tecidos. Hoje em dia, a versão amaciante concentrado traz mais perfume em uma opção de embalagem em tamanho menor.  Assim como o sabão em pó nunca jogue o amaciante diretamente no tecido, pois isso pode levar ao aparecimento de manchas. Eu não tenho uma marca preferida. Aquela marca famosa é muito cara pro meu bolso, então recorro as marcas mais baratas e escolho pelo preço!

Y   Pendurando as roupas no varal.  O modo que você pendura as roupas no varal poderá ser determinante da quantidade de trabalho que você terá na hora de passar a roupa. Quanto mais esticadas estiverem as roupas menos trabalho você terá. Roupas de algodão e poliéster podem ser penduradas com pregadores (sempre pela parte de baixo) ou em cabides. Já as de seda exigem os cabides. Em ambos os casos, alise-as com as mãos antes e pendure-as bem alinhadas. Tecidos de malha, tricô e acrílico não devem ser pendurados e, sim, dispostos horizontalmente sobre uma grade para não deformarem - pode ser aquela do varal montável de chão. Para evitar as marcas da grade nas roupas, deite-as sobre uma toalha felpuda. Evite secar peças coloridas ao sol, já que podem desbotar. Especialmente no frio, mesmo depois de centrifugadas, as roupas demoram a secar e ficam com um cheiro ruim que exige nova lavagem. Para evitar isso, ao tirá-las da máquina, envolva as peças numa toalha e aperte suavemente para eliminar o excesso de umidade.



Y  Guarde com carinho suas roupas.  Se você não for passar suas roupas imediatamente após retirá-las do varal você precisa guardar adequadamente as roupas.  Para proteger sua roupa do cheirinho de “guardado”, é essencial que as peças fiquem longe de ambientes úmidos mofo, fungo e odores dos guarda-roupas, gavetas e cômodas.  Dobre-as com cuidado e deixe as camisas e camisetas  o mais esticada possível, para facilitar o trabalho na hora de passar. Existem produtos específicos para ajudar na hora de passar a roupa popularmente conhecidos como “passa fácil ou água de passar” são uma mão na roda e ainda deixam um cheirinho delicioso.





Y  Lavagem periódica da máquina. É importante fazer a lavagem de sua máquina de lavar periodicamente, para evitar que aqueles possíveis excessos de sabão grudem na máquina e engordurem sua roupa. Para isso é indicado que uma vez por mês, você coloque sua máquina na opção ciclo rápido, nível baixo de água com sabão e alvejante no local indicado e deixe o  ciclo se completar.

E ai? A gente sabe que na prática acaba sendo difícil fazer tudo assim, seguindo a risca. Mas é fato que se não cuidar direito das roupas a durabilidade é outra. Você pode não lavar sua roupa, mas precisa saber como fazer pra orientar sua funcionaria, porque é bem provável que ela simplesmente enfie tudo dentro da máquina a aperte o botão. Fique atenta ao mínimo de critério para cuidar e preservar suas roupas.
Bora lavar roupa?! :)

XoXo

Um comentário:

  1. Adorei o post K!
    Vou colocar mais uma dica legal aqui.. Para a lavagem da máquina 1 vez por mês (no meu caso ela é semanal por conta do trabalho do maridão), eu utilizo alem da agua sanitária (uso também em ciclo normal e máquina cheia), um desengordurante, ajuda muito e também lavo dentro do ''braço'' da máquina, onde deve ficar o filtro, lá também acumula sujeirinhas!!! ;D

    bjao
    Adoro o blog
    Natalia

    ResponderExcluir