quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Intolerância ou alergia?

Olá pessoal! Hoje vamos aprender um pouco a respeito do Glúten e da Lactose.
Você sabe a diferença entre intolerância e alergia? Primeiro,vamos aprender a respeito desses dois ítens, tão falados nos dias de hoje, temidos por alguns, ignorados por muitos.

Começando pelo Glúten. Vamos à definição crua:

"Glúten (derivado do Latin glūten) é uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias protéicas longas de gliadina e glutenina.

O glúten é obtido através da mistura destas proteínas que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais da família das gramíneas (Poaceae), subfamília Pooideae, principalmente das espécies da tribo Triticeae, como o trigo, cevada, triticale e centeio, ou em espécies da tribo Aveneae, como a aveia. Estes cereais são compostos por cerca de 40-70% de amido, 1-5% de lipídios, e 7-15% de proteínas (gliadina, glutenina, albumina e globulina). A estrutura bioquímica deste tipo de glúten leva muitas vezes à sua denominação de "glúten triticeae", que é popularmente conhecido como "glúten de trigo".

No caso do trigo (Triticum) a massa protéica é composta de cerca 68% de gliadina e 32% de glutenina (que compõem o glúten), 13% de globulina e 7% de albumina ."

Fonte: Wikipédia

Agora, a definição da Lactose:

"Lactose (Galactose β-1,4 glucose) é um tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar presente no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.

O leite humano contém de 6-8% e, o de vaca, de 4-6%. É hidrolisada pela ação da lactase, uma beta-galactosidase sendo considerada portanto como um beta-galactosídeo. É fracamente doce. As leveduras não a fermentam, mas podem ser adaptadas para fazê-lo. Lactobacilos a transformam em ácido lático."

Fonte: Wikipédia

Na verdade, a maioria dos adultos tem dificuldade na digestão, tanto da lactose quanto do glúten. Mas existe uma diferença nessa dificuldade digestiva, que gera uma intolerância, e na alergia.
No caso da intolerância, são sintomas a longo prazo que são mais perceptíveis, como problemas na flora intestinal, problemas estomacais, no meu caso, enxaquecas e muito inchaço. Temos sintomas imediatos também,como náuseas, gases, diarréias. Cara, é extremamente desconfortável, e muito chato, pois tudo contém lactose e glúten. Mas até ae, vc pode contornar esses problemas, consumir uma pequena dose nao irá fazer tão mal quanto no caso da alergia,por exemplo.

Quem é alérgico ao glúten, sofre de uma doença chamada Doença Celíaca. A pessoa sofre com uma inflamação no intestino delgado, se consumir essa proteína, e tem muitos sintomas, como diarréias, fraqueza, perda de vitaminas, gases, vômitos, inchaço...muito parecido com a intolerância, porém, os sintomas são bem mais severos, causando problemas graves futuramente, como anemia profunda e osteoporose, além de uma grave inflamação intestinal.
Quem sofre com alergia à lactose, as reações são como as de uma alergia comum, aquelas bolinhas vermelhas pelo corpo, que a pessoa fala que está "toda empipocada" haha tb produz inchaço, a pessoa pode ter crises de espirro até, e em casos mais graves, parar no hospital,com a garganta toda fechada, todo inchado e cheio de erupções pelo corpo...é tenso!

Bom, eu falo muito também baseada na minha experiência diária, e lembro à vcs que não sou médica, muito menos tenho formação na área de nutrição e afins. Apenas quero esclarecer algumas dúvidas, que todos tem, e tentar ajudar :) é possível viver com essas condições. Não é fácil, mas também não é impossível.
Ao longo dos anos, vamos descobrindo novas maneiras de driblar esses desconfortos, com receitas adaptadas, e produtos novos surgindo no mercado. Prepare seu bolso: produtos livres de lactose e glúten tendem a ser mais caros, mas nada que uma adaptação aqui e outra ali, naquela sua receita de todo dia, também não ajuda,né? :)

Por isso,aqui no blog também vamos postar receitas adaptadas, e testadas, sempre usando as tags abaixo, pra facilitar:










E é isso pessoal. Desculpem pelo post longo, mas rolou uma empolgação nesse compartilhamento haha
Vou deixar links abaixo, assim vocês podem tirar mais dúvidas e conhecer melhor a respeito do assunto!
Espero que tenham gostado, e em breve, receitinhas adaptadas pra vocês!

Entendendo as diferenças entre alergia e intolerância à lactose

Intolerância ao glúten

Doença Celíaca







Um comentário:

  1. Ótimo post! Quanto mais informação sobre esse assunto melhor!!
    Ah, adorei as novas tags :)

    ResponderExcluir